Rinite Alérgica: saiba como aliviar os sintomas!

Só quem possui Rinite Alérgica sabe como esses sintomas podem ser um incômodo para a qualidade de vida do paciente! Mas, nem sempre é possível prever a sua chegada. 

 

Na verdade, a crise de rinite pode ser uma consequência de diversos fatores. Alguns exemplos são as alterações climáticas, presença de agentes alérgenos como ácaros, fungos, odor e outras substâncias. Ao entrarem em contato com a mucosa nasal, essas substâncias podem desencadear uma reação inflamatória. 

 

Essa reação gera um inchaço no nariz e, por conseguinte, provoca a obstrução nasal no paciente. Resultado: o mesmo passa a obter os sintomas, como por exemplo: espirro, coriza e coceira nasal. Esses sintomas geram mal estar e dificuldade na realização das atividades diárias no paciente. 

 

A boa notícia é que existem métodos de prevenir e aliviar essas crises. Continue lendo e saiba mais! 

Mudanças de hábitos

 

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração os fatores externos que provocam as crises. Desse modo, manter a higiene e evitar o acúmulo de ácaros nos ambientes de convívio – como casa e trabalho – é primordial. 

 

Para isso, é preciso evitar objetos como tapetes, cortinas, e bichinhos de pelúcia torna-se uma boa alternativa. Além do mais, manter a hidratação frequente – apesar de ser uma dica genérica – é fundamental para manter a boa condição das vias respiratórias. O uso de umidificadores de ambiente também pode auxiliar nesse processo. 

Lavagem Nasal

 

No caso do paciente já ter entrado em contato com as substâncias alérgenas e, portanto, a crise já ter se instalado no paciente, o indicado é remover esses agentes de dentro do nariz e, com isso, amenizar a reação inflamatória. 

 

Para isso, o ideal é realizar uma lavagem nasal, que pode ser feita em casa de diversas formas. Por exemplo, a partir do uso de seringas, com soro fisiológico, ou até mesmo usando spray de jato contínuo. Esse processo deve ser realizado de maneira frequente, a fim de que os resultados para o paciente sejam efetivos. 

Outros métodos

 

Caso essas medidas não sejam o suficiente, é importante procurar seu otorrinolaringologista. Esse medida é importante, a fim de que o grau de inflamação da mucosa nasal seja avaliado. Além disso, é necessário para que o tratamento – incluindo o possível uso de medicamentos, seja prescrito. 

 

Na Clínica Otolife, você encontra um corpo clínico altamente capacitado para atendê-lo! Além de uma estrutura completa, temos equipamentos tecnológicos que auxiliam desde a avaliação, até a promoção de exames e o tratamento do paciente. 

 

Garanta o melhor tratamento contra a rinite alérgica, agende já a sua consulta! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *