Perda auditiva súbita: uma emergência médica

Percebeu uma perda auditiva repentina? Saiba como você deve agir!

Em primeiro lugar, vale procurar um médico otorrinolaringologista imediatamente, para que ele realize uma avaliação completa e, assim, possa dar o diagnóstico adequado para o quadro.

Nesses casos, quanto mais cedo for realizada uma avaliação audiológica, maiores são as chances de recuperação do paciente. Na maioria das vezes, essa situação acomete apenas um dos ouvidos, ocasionando uma surdez unilateral. Em outros casos, pode haver a recuperação espontânea dentro de, no máximo, 15 dias.

Ademais, acompanhe o artigo e saiba mais!

Os sintomas da perda auditiva súbita

Embora a perda auditiva seja um fato muito negligenciado com a ideia de que é “apenas” uma infecção dos seios nasais ou excesso de cera de ouvido, é fundamental procurar auxílio médico com urgência, tendo em vista que o tratamento imediato pode salvar a audição do indivíduo.

Sendo assim, é possível que a condição esteja acompanhada por sintomas como zumbido no ouvido, redução e sensação de pressão na audição e tontura.

Causas da perda de audição

Existe uma infinidade de causas para a perda de audição. Entre elas, a alta dosagem de alguns medicamentos, inflamações e infecções auditivas, mudanças de pressão e doenças de forma geral.

Apesar de existirem diversas hipóteses, muitas vezes, a causa da surdez súbita é desconhecida.

É possível tratar a perda auditiva súbita?

O tratamento dependerá do diagnóstico. Os exames audiológicos são importantes para identificar o quadro, e logo após, é possível iniciar o tratamento para os casos em que há reversão.

Uma das possibilidades de tratamento é o uso de medicamentos. Contudo, caso não haja resolução do quadro com os medicamentos, o uso de aparelho auditivo é uma opção para ter de volta parte da audição.

Na Otolife, clínica localizada no Rio de Janeiro, temos otorrinolaringologistas renomados e altamente capacitados para atender pacientes com o quadro de perda auditiva. Realizamos desde a consulta inicial e avaliação por meio de exames, até o tratamento adequado para cada quadro, incluindo a inserção de aparelhos auditivos.

Por fim, gende já sua consulta conosco! Entre em contato com nossos atendentes e realize o seu agendamento: (21) 3139-9500.

Site: https://clinicaotolife.com.br/