Doenças respiratórias no verão: saiba como evitá-las nos dias quentes!

O inverno, ao contrário do que muitos imaginam, não é a única estação propícia a doenças respiratórias. A baixa umidade e o aumento da temperatura durante o verão favorecem o clima seco. Esse fator pode levar à asma, sinusite, rinite, e outras condições.

Além disso, o uso de ar-condicionado torna-se mais frequente. Desse modo, a grande variação de temperatura entre ambientes possibilita a maior proliferação de ácaros. As chances de doenças como a bronquite, portanto, são mais comuns.

Por isso, doenças respiratórias no verão são mais frequentes do que o esperado. A prevenção, portanto, é essencial para manter a saúde em dia. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Confira abaixo e garanta maior qualidade de vida durante os dias quentes!

Hidrate-se!

O óbvio nem sempre é tão presente na nossa rotina. Sempre que puder, lembre-se de manter sua garrafinha de água por perto. Beber água faz bem para o organismo como um todo. Além disso, beber água promove a hidratação necessária ao corpo e evita que as vias aéreas ressequem.

Mantenha o uso de umidificadores

Usar umidificadores é essencial para manter o clima úmido nos dias mais secos. Além disso, esse item torna o ambiente ao redor mais fresco. Desse modo, é possível evitar o surgimento de doenças respiratórias.

Lave o nariz com frequência

O hábito de realizar uma lavagem nasal auxilia na higienização, limpeza e hidratação do nariz. É uma forma de prevenção a infecções respiratórias de repetição e de remoção de ácaros, poeira e outros agentes poluentes da região do nariz.

Além disso, também é uma forma de tratamento para infecções já instaladas, como gripe, sinusite e rinite. É possível aplicar o soro fisiológico em casa. Mas, atenção! Esse procedimento precisa ser realizado da maneira adequada. Caso ainda não tenha feito, solicite instruções do seu otorrino.

Visite um otorrinolaringologista

As dicas acima são fundamentais para prevenção de doenças respiratórias. Além disso, ajudam a manter qualidade de vida do indivíduo. Caso, no entanto, o paciente já esteja acometido por doenças respiratórias, não hesite em procurar tratamento especializado por um otorrino.

Na Clínica Otolife, localizada no Rio de Janeiro, possuímos uma estrutura completa. Além disso, temos equipamentos avançados e um corpo clínico altamente capacitado para atendê-los. Entre em contato conosco e agende sua consulta!