Rouquidão: quando devo me preocupar?

A rouquidão pode ser sim motivo de preocupação! É comum o surgimento de alterações na voz quando a usamos em excesso para gritar e/ou cantar, como resultado de infecções respiratórias, ou até em casos mais graves, como por exemplo em refluxo ou distúrbios na tireoide.

 

Esse sintoma é decorrente da anormalidade no funcionamento da laringe – órgão responsável pela emissão da voz. Sendo assim, as alterações nessa região prejudicam as cordas vocais e modificam a produção de movimentos vibratórios do som, tornando a voz mais “fraca” e diferente do normal. 

 

Além disso, a voz rouca pode estar relacionada a infecção das vias aéreas superiores, e, apesar de aparentemente não apresentar riscos, pode ser um indício negativo para a saúde. Continue lendo e saiba mais sobre a rouquidão!

As causas da rouquidão 

 

Ademais, existem diversas causas para a rouquidão, entre elas:

 

  • Problemas emocionais;
  • Desgaste por uso excessivo da voz;
  • Refluxo esofágico;
  • Laringite aguda;
  • Doenças respiratórias;
  • Tabagismo e alcoolismo; 
  • Pólipos vocais.
  • Câncer de tireoide;
  • Entre outros.

 

Quando devo me preocupar com a rouquidão? 

 

Na maioria dos casos, a voz rouca está associada a irritações e causas mais leves. Sendo assim, nesse quadro, o sintoma tende a desaparecer dentro de poucos dias. 

 

A preocupação com a rouquidão deve ser maior em casos de longa duração. Por isso, se a rouquidão persistir mais de duas semanas, e se a voz rouca estiver associada a outros sintomas – como por exemplo a tosse persistente e dificuldades para engolir – é indicado procurar um especialista com urgência, a fim de receber um diagnóstico preciso do caso. 

 

No caso de pessoas que fumam e bebem, por exemplo, essa situação torna-se ainda mais preocupante, posto que as chances de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço são ainda maiores para esse grupo. 

O tratamento

 

Caso você esteja com rouquidão, avalie se há a presença de outros sintomas e o período de duração. Portanto, a procura por um otorrinolaringologista deve ser feita quando esse sintoma prejudica a qualidade de vida do indivíduo. 

 

Nesse caso, não hesite em visitar seu médico, a fim de que ele realize um diagnóstico adequado e indique o melhor tratamento para o seu quadro – que pode variar desde a prescrição de medicamentos, indicação terapêutica, cirurgias, entre outros. 

 

Na Clínica Otolife, localizada no Rio de Janeiro, você garante um atendimento completo desde a consulta, até a avaliação médica, exames especializados e tratamentos. Ademais, saiba que o nosso compromisso é informar e atender você com todo conforto e praticidade! 

 

Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua consulta! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *