Mito ou Verdade: Banho de chuva traz doenças?

Chuva

Tomar banho de chuva pode ser muito divertido! Você gosta?

Apesar de todos acreditarem no contrário, pegar chuva não faz com que as pessoas fiquem doentes. O que pode acontecer é que as doenças, principalmente gripe e resfriado, são causadas por micro organismos que pode causar doenças, independente de tomar um banho de chuva ou não.

Chuva e esfriamento corporal

As infecções estão sempre ligadas aos vírus, bactérias e fungos. No entanto, as infecções atribuídas à chuva são as gripes e resfriados causadas por vírus, esses agentes são transmitidos por gotículas que são eliminadas por pessoas contaminadas e se alojam na mucosa do nariz. Ao se alojarem na mucosa, ficam aguardando o momento de infectar o organismo.

Porém, é importante tomar cuidado com a chuva quando ela vem acompanhada do frio. A queda de temperatura corporal pode fazer com o sistema imunológico fique vulnerável ao ataque do vírus, caso já esteja presente na mucosa respiratória.

Como se proteger?

Existem algumas formas de se proteger e quem sabe dificultar a ativação do vírus em nosso organismo. As roupas podem ser decisivas, então, se a chuva é esperada, vale usar tecidos impermeáveis e que ajudem na respiração, ainda mais quando se é esportista, onde existe a necessidade de se exercitar mesmo com a chuva.

No entanto, ao tomar um banho de chuva, é recomendado trocar as roupas molhadas e tomar um banho morno para ajudar a manter a temperatura corporal. Esses cuidados podem evitar que a roupa molhada esfrie o corpo, alterando o sistema imunológico e facilitando a infecção viral, caso já esteja presente.

Também é importante acrescentar que é muito mais fácil a contaminação acontecer em ambientes fechados do que ao ar livre.

Quer ter acesso a outros assuntos e conhecer novos artigos sobre sua saúde? Acesse os nossos outros artigos e fique por dentro do nosso conteúdo.

A Otolife cuida de você. Entre em contato com nossos atendentes e realize o seu agendamento: (21) 3139-9500