Faringite ou Amigdalite: Quais são as diferenças?
Dor na garganta e dificuldade para ingerir os alimentos? Mantenha a atenção à sua saúde! As duas principais causas desses sintomas são a faringite e a amigdalite.
A faringe e as amígdalas são estruturas presentes na região da orofaringe. A faringe, contudo, tem a função de receber e levar o ar e os alimentos consumidos pelo indivíduo ao sistema respiratório e digestório.
Já as amígdalas são os órgãos presentes na passagem do sistema respiratório e digestório. São responsáveis por produzir as células de defesa do organismo, os linfócitos, evitando a ameaça de vírus e bactérias.
A proximidade entre os dois elementos, portanto, pode resultar em uma inflamação dupla. Contudo, o mais comum é que essa enfermidade ocorra de forma separada. Continue lendo e saiba mais sobre as diferenças entre faringite ou amigdalite!
A Faringite
A Faringite é um processo inflamatório e/ou infeccioso na faringe. Os sintomas podem variar de acordo com a causa, podendo ser uma faringite bacteriana ou viral. Os principais sintomas, contudo, são:
- Dor de garganta;
- Febre;
- Dificuldades para engolir os alimentos;
- Dor de ouvido;
- Entre outros.
A Amigdalite
Já a Amigdalite, é um processo inflamatório e/ou infeccioso nas amígdalas, que se localizam na parte posterior da boca. Da mesma forma que a faringite, essa condição também pode ser resultante de um quadro viral ou bacteriano.
Os principais sintomas, portanto, são:
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dificuldades para engolir os alimentos;
- Mau hálito
- Vermelhidão e presença de pus nas amígdalas
De toda forma, os sintomas podem variar de acordo com o tipo de amigdalite, que pode se manifestar de forma aguda, com duração e tratamento rápidos (em até 2 semanas). Além disso, também pode se manifestar de forma crônica, em que o tratamento deve ser frequente).
Como descobrir se estou com Faringite ou Amigdalite?
A descoberta e tratamento da Faringite ou Amigdalite podem variar de acordo com as causas.
Sendo assim, para todos os casos, é fundamental o auxílio médico, a fim de realizar uma avaliação precisa. Da mesma forma, o auxílio é necessário para o diagnóstico e tratamento adequados para cada quadro em específico.
Na Clínica Otolife, localizada no Rio de Janeiro, possuímos uma estrutura completa, equipamentos avançados e corpo clínico altamente capacitado para atendê-los. Por fim, entre em contato conosco e agende sua consulta!