Difteria: saiba mais sobre essa doença

A difteria é uma doença bacteriana aguda, toxiinfecciosa e imunoprevenível que pode ser transmitida de uma pessoa para a outra através de gotículas e aerossóis no ar. É comum que após o contágio essa doença forme placas amareladas nas amígdalas, laringe e nariz. Ela é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, transmitida pelo contato físico e respiratório, mas

Os sintomas mais comuns deste problema são membrana grossa e acinzentada cobrindo a garganta e amígdalas, dor de garganta e rouquidão,gânglios inchadas (linfonodos aumentados) em seu pescoço, dificuldade em respirar ou respiração rápida, corrimento nasal, febre e calafrios e mal-estar.

Por isso, após o surgimento da vacina tríplice bacteriana e da vacina pentavalente, o número de casos de difteria se tornou muito raro no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, são registrados menos de cinco casos por ano no país.

Em casos mais graves ela pode bloquear totalmente a respiração. Sendo assim, a melhor forma de prevenção é a vacinação, que pode ser a pentavalente ou a tríplice bacteriana! Portanto, procure o seu médico de confiança e faça uma consulta. Ele poderá fazer o diagnóstico da difteria e indicar o tratamento.

A Otolife cuida de você. Entre em contato com nossos atendentes e realize o seu agendamento: (21) 3139-9500

difteria
Você tem placas amareladas nas amígdalas?