Deformidade congênita: Você conhece a Microtia?
Microtia se refere a uma deformidade congênita, que acomete ao pavilhão auricular, tornando-o subdesenvolvido.
Ela pode ser classificada como uni ou bilateral, a forma unilateral é mais comum e ocorre em 90% dos casos, sendo que o lado direito acaba sendo mais afetado. Estima-se que este problema afete 1 em cada 8.000 a 10.000 indivíduos nascidos vivos.
Graus de Microtia:
Existem diferentes graus de microtia. São eles:
1- Grau I: desenvolvimento normal do canal auditivo, mas anormal do pavilhão auricular.
2- Grau II: orelha parcialmente desenvolvida, com canal auditivo estenosado, resultando em considerável perda auditiva.
3- Grau III: ausência do pavilhão auricular, apresentando somente uma diminuta estrutura vestigial, bem como ausência do canal auditivo e do tímpano. Esta é a forma mais comum de microtia.
4- Grau IV: ausência total da orelha e do canal auditivo. Também conhecida como anotia.
O tratamento tem como principal objetivo melhorar a audição do paciente, bem como a estética do ouvido externo. Durante a infância, o principal fator que inicialmente deve ser a prioridade é a audição. É importante assegurar que a audição presente na infância esteja satisfatória para que a criança se desenvolva com uma fala normal. Após o nascimento, recomenda-se a realização de um teste de audição, chamado de audiograma. Além disso, outros dois testes que podem ser realizados são: estudo da resposta auditiva evocada do tronco e testes comportamentais.
Caso a audição esteja comprometida completamente, recomenda-se o uso de aparelhos auditivos durante os primeiros meses de vida. Esta avaliação e a reconstrução cirúrgica do canal auditivo e pavilhão auricular é recomendado somente em crianças mais velhas.
Sendo assim, a reconstrução cirúrgica do pavilhão auricular é feita com cartilagem torácica. Este procedimento é recomendado para crianças com idade acima de 10 anos.
Quer ter acesso a outros assuntos e conhecer novos artigos sobre sua saúde? Acesse os nossos outros artigos e fique por dentro do nosso conteúdo.
A Otolife cuida de você. Entre em contato com nossos atendentes e realize o seu agendamento: (21) 3139-9500
1 Comentário para "Deformidade congênita: Você conhece a Microtia?"
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.