Adenoidite: inflamação que faz respirar pela boca

Respirar pela boca pode parecer um ato inofensivo, mas se isso ocorre com você ou com seu filho, é preciso atenção! Neste artigo você entenderá os perigos desse hábito e como tratá-lo.

Esse hábito é um dos sintomas que indicam a adenoidite, que é caracterizada pela inflamação da adenoide, estrutura do sistema imunológico localizada atrás das cavidades nasais.

Os sintomas da adenoidite estão relacionados com a obstrução nasal, que obriga o paciente a respirar pela boca.  Consequentemente, a respiração bucal pode provocar alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, ronco, apneia do sono, voz anasalada e acúmulo da secreção no interior do nariz.

Geralmente, essa doença atinge as crianças. Por isso, os papais devem ter cuidado redobrado ao perceber que o pequeno anda respirando pela boca.

O tratamento consiste desde a lavagem nasal regular com soro fisiológico e o uso de alguns medicamentos capazes de ajudar a prevenir e tratar as crises até uma cirurgia, seu médico é que irá definir qual a melhor opção.

Porém, há casos, que pode ser necessária a remoção cirúrgica da adenoide. ⠀

A adenoidite pode parecer inofensiva, mas pode trazer diversas consequências a curto, médio e longo prazo para a criança. Portanto, se você reparar que o seu filho é respirador bucal, busque um médico para estudar a causa e assim prescrever o melhor tratamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *