Paralisia do sono: o que fazer?
Mente acordada, mas o corpo não! É essa a sensação de quem sofre ou sofreu com a paralisia do sono. Esse distúrbio é caracterizado pela falta de sincronia entre o cérebro e o corpo. Ela pode durar de 20 segundos a 2 minutos. Para saber quem pode desenvolver o distúrbio e o que fazer quando isso acontecer, continue a leitura.
Quem pode sofrer com a paralisia do sono?
Todos estão passíveis de ser acometidos pela paralisia do sono. No entanto, existem fatores de risco que podem favorecer o aparecimento do distúrbio. Costuma estar frequentemente relacionado ao estilo de vida, associação com outras patologias (depressão e ansiedade), genética, a alteração de alguns hormônios, privação do sono, narcolepsia (sonolência excessiva) e hipertensão arterial.
O que fazer nesse caso?
Embora a situação seja estressante, o recomendado é não entrar em pânico! A paralisia do sono não é perigosa, nem coloca sua saúde em risco. Ainda que não exista um método eficaz para sair do estado de paralisia, o indicado é tentar pensar de forma lógica e focar toda energia para buscar movimentar os músculos.
Cuide da qualidade do seu sono e previna-se!